Dor de artrite reumatóide: dicas para proteger suas articulações

Use essas técnicas de proteção conjunta para manter o controle de sua dor de artrite reumatóide.

Por Mayo Clinic Staff

artrite reumatoideA proteção conjunta é uma estratégia comprovada para tratar a dor da artrite reumatóide e tornar as atividades diárias mais fáceis de realizar.

As articulações artríticas não podem tolerar tanto estresse quanto as articulações saudáveis. Empurrar, puxar ou torcer pode ser doloroso. Pense em como você pode evitar estressar as articulações desnecessariamente.

Não se sinta tentado a tratar a sua dor na artrite reumatóide. Podem agravar a dor e aumentar o risco de deformidade articular.

Respeite sua dor

Se uma atividade causar dor nas articulações, mude a maneira como você faz isso. A atividade contínua, apesar da dor, pode danificar sua articulação. A atividade de abandono pode levar à rigidez articular devido à falta de uso.

Como orientação geral, se a dor persistir por uma hora após uma atividade, você deve considerar como fazê-lo. Por exemplo:

  • Faça uma pausa.
  • Tome duas cápsulas de algas marinha para dor nas juntas.
  • Use ferramentas adaptativas.
  • Mudança entre sessão e alongamentos e atividades leves e moderadas durante o dia.
  • Se você tem dor nos seus pés, use sapatos apropriados. Pergunte ao seu médico ou terapeuta ocupacional recomendações específicas.

Escolha a articulação mais forte para o trabalho

As juntas grandes são mais fortes que as pequenas. Armazene suas juntas menores e mais fracas para as tarefas específicas que só elas podem fazer e preferem as maiores juntas possíveis.

Por exemplo:

  • Use objetos com as palmas abertas e distribua o peso uniformemente sobre o antebraço.
  • Leve sua bolsa ou bolsa sobre o ombro em vez de agarrá-la com a mão. Se o ombro dobra, use uma mochila.
  • Empurre os objetos ao longo de um contador ou bancada em vez de levantá-los.
  • Use os músculos da coxa para se levantar de uma cadeira em vez de apertar as mãos.

Guarde os seus dedos o máximo de trabalho possível. Experimente:

  • Evite puxões prolongados ou movimentos de agarrar. Use menos força para segurar ferramentas ou equipamentos.
  • Mantenha as mãos planas e abertas e não com o punho apertado.
  • Pergunte ao seu médico ou terapeuta ocupacional equipamentos especiais que distribuem o poder em sua mão ou braço.

Use boa mecânica do corpo

Qualquer pessoa que se posicione corretamente e use os músculos mais adequados para uma tarefa pode minimizar o estresse nas articulações.

Com a mecânica do corpo certo, você pode usar seu corpo de forma mais eficiente. Experimente:

  • Carregue itens pesados ​​perto do seu peito e suporte o peso dos antebraços. Mantenha seus cotovelos próximos do corpo.
  • Pegue os itens do chão, primeiro dobrando os joelhos e os quadris e dobrando-se. Ou sente-se em uma cadeira e incline-se para a frente.
  • Evite posições tortuosas e incômodas, como do assento dianteiro aos objetos no banco traseiro de um carro.
  • Durante a condução, mantenha as mãos sob as posições “3 horas” e “9 horas no volante”.
  • Use seus músculos abdominais para ajudá-lo a se levantar quando você se levanta.

Mesmo um arranjo sensato do seu espaço de trabalho pode fazer uma grande diferença:

  • Sessão. Certifique-se de ter um bom suporte para as costas e os pés. Os antebraços e as pernas superiores devem ser bem suportados e nivelados com o solo. Talvez você queira levantar a cadeira para se levantar mais facilmente.
  • Para digitação ou leitura. Se você estiver digitando um teclado há muito tempo e sua cadeira não tem braços, use pulso ou antebraço. Uma superfície de trabalho em ângulo para leitura e escrita é mais fácil no pescoço.
  • Em pé A altura da sua superfície de trabalho deve permitir que você trabalhe confortavelmente e sem curvar-se.

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